Facas mineiras

Que eu adoro cozinhar e curto facas de cozinha, os leitores rotineiros do blog sabem muito bem. E justamente por isto eu não deixaria de postar este Bem Legaus Nacional. Trata-se da fabricante artesanal de facas ORK capitaneada pelo jovem designer e cuteleiro Daniel Gontijo

Após algumas trocas de e-mail com ele pude ver que os produtos que tanto me chamaram atenção retratam perfeitamente a filosofia que pauta o seu trabalho. Desenvolver objetos simples, úteis e funcionais – seu grande desejo -, misturado a paixão que herdou do pai pela arte da cutelaria: esta é a essência da ORK (Organic Knives). Ele contou que não é fácil encarar o desafio de trabalhar com materiais “vivos” como aço, madeira, couro e resina, mas em compensação é extremamente prazeroso e uma grande evolução na sua carreira de designer.

As facas são um misto de alta qualidade, tradição e modernidade o que faz delas peças únicas e especiais. Antenada com o que mundo atual pede, toda a madeira utilizada pela ORK nos cabos e suportes provêm, ou de poda, ou de materiais de demolição ou de árvores tombadas por intempéries. Além disto, a parte de colagem e acabamento é feita com resina orgânica atóxica derivada da mamona e utiliza apenas retalhos de couro de selarias. 
As facas da ORK se dividem em dois grupos: Chef e Wild. A primeira é pra turma que curte cozinhar e inclui modelos de vários tamanhos e utilizações. Já a Wild é para os aventureiros de plantão que gostam de encarar ambientes outdoor. Independente da linha ou modelo, todas as facas têm lâmina de aço carbono com têmpera seletiva, o que permite um fio de alta dureza e o dorso macio, combinando corte excepcional com resistência a quedas e torções. 
Além da alta qualidade dos materiais, outra coisa que eu adorei na ORK foi a possibilidade de escolher a combinação de cada faca. Você define o modelo e então escolhe a cor/tipo de madeira e o acabamento da lâmina (polida ou negra). As facas da linha Chef incluem o suporte/protetor do fio e as da linha Wild vêm com bainha de couro. 
Os preços?! Bem legais também! Variam entre R$ 170,00 e R$ 300,00. Quem quiser encomendar a sua ou saber mais sobre a ORK, o link como sempre está no final do post. A minha primeira vai ser uma Chef de 8” com lâmina negra e cabo em peroba rosa. Parabéns para o pessoal da ORK e ao Daniel Gontijo; adorei o trabalho de vocês. Desculpe também pela demora em postar, já que te incomodei pedindo informações, mas só hoje consegui subir o artigo. Obrigado também a Juliana Gomes pela superdica. “Afiadamente legaus”!
Contato/​Encomendas/Dúvidas:

Daniel Gontijo – Sete Lagoas – MG – Brasil
organicknives@gmail.com
Tel: 55 031-3771 1790
Cel: 55 031-8736 1790

4 thoughts on “Facas mineiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *