Rio: o legal de Santa Teresa!

Como vocês podem ter percebido, o blog andou meio “devagar” nas últimas semanas. É que precisei viajar a trabalho e ficou muito difícil fazer posts neste período. Em compensação, conheci melhor alguns lugares do Rio de Janeiro (onde morei minha infância inteira) e claro, vi coisas muito legais. Sei que para os cariocas talvez certos bairros e lugares sejam “normais”, mas muitas vezes até mesmo os moradores acabam não conhecendo direito sua própria cidade. Bom, minha “base” por conta do trabalho em questão, foi Santa Teresa, um dos bairros mais charmosos e bucólicos do Rio. Reduto de artistas e escritores, é conhecido pelos clássicos bondinhos amarelos que ainda hoje trafegam pelas ruas sinuosas. É deste nostálgico lugar que o post fala um pouquinho.
De cara, só o nosso hotel valeria a estada, já que é uma maravilhosa mansão transformada pelas mãos de seu proprietário, o francês Jean Michel, para receber hóspedes. O Mama Ruisa, um hotel boutique com apenas 7, mas incríveis quartos, é decorado de maneira magistral, com objetos de muito bom gosto e esmero. Perfeito para casais, o charmoso recanto é discreto, possui piscina, vistas maravilhosas da cidade maravilhosa e só peca por não oferecer nenhum tipo de refeição além do café da manhã. Felizmente a região é muito bem servida por bares e pequenos restaurantes. Se o foco for sossego e tranquilidade, o Mama Ruisa é uma excelente opção.

Voltando ao bairro, Santa Teresa tem lojinhas de artesanato e muita tentação para quem não resiste a uma comprinha. Entre as diversas opções, a La Vereda foi uma das que mais gostei. As meninas que trabalham lá são bastante atenciosas e a variedade de artesanato feita por artistas locais é enorme. Quadros, miniaturas de bondes, esculturas, luminárias, roupas, enfim, dezenas de produtos que fazem a alegria dos turistas. Entre elas, as que mais me chamaram atenção além da réplica do bondinho (que eu tive que levar), foram as favelinhas e as vassouras transformadas em personagens. Um show de criatividade e talento.

Subindo e descendo por horas as ruas, vielas e largos (capazes de deixar latejando as mais acostumadas panturrilhas), pude ver de perto uma mistura absurda de belas paisagens, o impressionante contraste entre prédios e favelas, a tranquilidade de cidade interiorana do bairro, mas também, e infelizmente, o descaso pelo patrimônio cultural do Rio. Casarões e prédios, muitos de propriedade da prefeitura municipal, em verdadeiro estado de abandono e correndo sérios riscos de acidentes, chocam pela decadência. Uma pena…
Porém, ainda vi alguma esperança quando chegamos ao Parque das Ruínas com seu mirante e a espetacular vista do Rio que faz cair o queixo até do mais sisudo gringo. O Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. A Prefeitura fez renascer das ruínas a cultura que ali existiu. Sala de exposições, auditório, cafeteria, shows musicais, happy hours, leitura de textos literários e uma programação especial para as crianças nos finais de semana são algumas das responsáveis por esta nova fase. Os três andares da casa mesclam tijolos aparentes e estruturas metálicas e são um espetáculo à parte. No último piso a paisagem de toda a orla carioca, do centro, ponte Rio-Niterói, entre outros famosos pontos turísticos fazem a subida ser mais do que recompensada.
Em nossa caminhada não poderíamos deixar de dar um pulo até a Escadaria Selarón, uma verdadeira obra de arte feita em 215 degraus e formada por mais de 2.000 azulejos vindos de toda parte do mundo. Graças a uma técnica especial eles estão sendo sempre alterados, garantindo que a escadaria mantenha-se “viva”. Criação de Jorge Selarón, um pintor e ceramista autodidata chileno que há anos radicou-se no Brasil, a escadaria do Convento de Santa Teresa virou um ponto turístico mundialmente conhecido, tanto que em 2005 foi tombada pela prefeitura do Rio.
O Selarón é uma figuraça com um quê de Salvador Dali e que mantém a sua incrível escada graças a contribuição dos turistas e a venda de suas obras pintadas em azulejos, chapas de madeira e até camisetas. A seu traço característico alia-se a figura de uma mulher grávida, tema recorrente cujo motivo é tratado de maneira fria como “problema pessoal”. Há pouco mais de um ano o artista passou a retratar-se em suas obras também “grávido”. Desta vez consegui encontrar com o Selarón na escadaria e claro, não poderia deixar de comprar algumas obras (autografadas na hora) e tirar fotos com ele, sua barba absurda e a clássica pose com a língua de fora. Uma visita divertida e que recomendo.
Botecos e comidinhas saborosas (e gordurosas) não faltam no bairro. A cada poucos metros depara-se com boas opções. Dos mais famosos como o Bar do Gomes, Bar do Mineiro e Bar do Arnaudo até os mais novos, os locais são pura perdição para quem gosta de cerveja gelada e aperitivos típicos. Fiquei meio decepcionado com o atendimento de alguns deles, principalmente no Mineiro, cujo garçom marrentinho falava sempre de forma irritadiça e aparentava muito mau humor, e no Arnaudo, onde o garçom passou a proferir impropérios porque pedimos uma nota fiscal. É, algumas pessoas que lidam com atendimento ao público precisam aprender muito…

Mas não seriam dois boçais que manchariam a fama do lugar. No resto, muita gente alegre e disposta a atender bem. No Armazém São Thiago, mais conhecido como Bar do Gomes, uma viagem no tempo. Os móveis, quadros e objetos do local contam um pouco da história do lugar que abriu em 1919 como armazém. Os petiscos são um show e a companhia perfeita para as loiras geladíssimas. O Santa Saideira, um lugar bem pequeno, de frente para uma praça onde o bonde tem ponto e literalmente faz a curva, também é uma opção que gostei. Já o Espírito Santa surpreendeu. Com um extenso cardápio que vai dos belisquetes até carnes e peixes, os pratos da Chef Natacha Fink são irresitíveis. O Namorado na folha e a Picanha da Santa, duas opções de primeira.
Enfim, não tive a menor pretensão em fazer um post “turístico”; apenas resolvi compartilhar com vocês algumas das muitas coisas muito legais que pude curtir em Santa Teresa, um bairro carioca que me conquistou em definitivo. E olha que eu estava a trabalho! Pretendo voltar maaais uma vez, agora com a minha família, para conhecer ainda mais a fundo o maravilhoso e nostálgico recanto do Rio. “Cariocamente legaus”!

39 thoughts on “Rio: o legal de Santa Teresa!

  1. como morador de rua eu jamais iria fazer um turismo destes. mas pelas postagens e textos acabei te acompanhando virtual e mentalmente.
    e mesmo se pudesse… o atendente do bar me expulsou.

    obrigado pela carona!
    sucessos!

  2. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L
    Parabéns, cara, acompanho o Bem Legaus há algum tempo e aprecio as ovidades que você posta pra gente. Mas essa "matéria de turismo" ficou show. Morei 5 anos no Rio e não me lembro de ter ido a Santa Teresa. Pois saiba que minha vontade agora é pegar o primeiro avião e ir direto pra Sta. Teresa. Tenha a certeza, irei. Muito em breve.

  3. Costumava frequentar o Bar do Arnaudo durante os almoços, e te asseguro que atendimento nunca foi o forte de lá. A comida é muito boa, mas alguns funcionários mal educados e rabugentos.

  4. Diariamente visito o site… Mas hoje está ainda mais legaus…rsss Deus ainda mais saudades do Rio. Santa Teresa, Lapa, samba, gente bomita, desinibida…Semana q vem estou aí, Cidade Maravilhosa!

  5. O atendimento em bares e restaurantes nunca foi o forte no Rio.. Não é privilégio de Sta Tereza… Aliás, o lugar é maravilhoso e nostálgico. Já tive o prazer de estar lá duas vezes, inclusive no carnaval (aí é impossível curtir o bairro)… Mesmo assim, percebi que ainda tenho muito a explorar..

    As fotos estão lindas!

  6. Nooossa, Jorge, eu leio o Bem Legaus di-a-ri-a-men-te, sou sua fã, vc vem aqui na minha esquina e não conta nada???Tudo bem, qdo vier com a família avise, eu gostaria de conhece-lo pessoalmetne, e quem sabe, divulgar um pouquinho mais da minha linda Cidade maravilhosa. Abssss,
    Meilin

  7. .cara, parabés pelas fotos e pelo post!

    adoro o rio de janeiro, na última vez que fui fiquei na lapa e conheci muito pouco santa tereza.

    a minha vontade de voltar só aumentou.

    abraços.

  8. Rapaz, acompanho a tempos mas raramente comento. Suas fotos ficaram incríveis ! Você usou photoshop ou uma lomography mesmo ? hehe. Poste a máquina que usou !

  9. Parabéns pelo post, mas principalmente pelas fotos!! Também acompanho diariamente seu blog e sem dúvida esta foi uma das melhores postagens que li… inclusive sobre uma cidade e seus lugares a conhecer. Parabéns mais uma vez!!!

  10. Post incrível…Assim como Santa.

    Sou carioca, e sempre que vou a Santa descubro coisas novas… E não deixo de levar meus amigos de outros estados ou gringos para turistar por lá… É um Rio diferente!

  11. Oi André, acabei de conhecer seu blog a já amei este post.
    Eu moro em SC mas minha irmã mora no Rio, Já fui várias vezes em Santa Teresa e amo!!!! Suas fotos fizeram eu matar a saudade!!! O lugar é realmente lindo, artesanato (que em amo!), comida boa, um lugar único.
    Parabéns pelo post!!
    Veruska

  12. *Pô que jóia! Poderia prazerosamente ver trocentas fotos destas, já que o que predomina além do seu bom gosto, é o lado encantador de um bairro que eu não consegui ver por este ponto de vista em visitas ao Rio. Só por reportagens.Posta mais fotos pra nós!

  13. Fiquei até com fome olhando as fotos…
    Adorei as imagens da cidade, espero poder ver pessoalmente, um dia!
    Parabens pelo site… Eu entro todos os dias e nunca comento! Parabens, mais uma vez! (;

  14. Pessoal,

    vou responder "meio geral"! Certamente deixei de conhecer muitas coisas em Santa Teresa e por isto mesmo pretendo voltar. Até porque amo o Rio e tenho parentes e amigos por lá. Assim como também não fiz fotos de alguns lugares ou resolvi não colocar ainda mais imagens. Agradeço a todos os elogios de coração! Em relação às fotos, explico: não teve Photoshop nem nada. Fiz todas as imagens, sem exceção, com o meu iPhone 4 e aquelas que parecem Lomo foram feitas com o Instagram. É um aplicativo exclusivo para iPhone pelo qual fiquei apaixonado há alguns meses (tanto que até criei o http://www.instagramando.tumblr.com para compartilhar as minhas fotos). Ele permite que você dê na hora da foto, filtros e desfoques nas imagens. Um show!

    É isso!

    Abx,

    André

  15. venho pouco (infelizmente) por aqui, mas sempre é legal "ganhar" um tempinho nesse blog. Post fantástico! Se eu olhasse somente as imagens diria que é uma cidade bucólica de Minas Gerais. As comidas são de dar água na boca. Parabéns!

  16. Como Historiadora e Pós graduando em patrimônio memória e preservação, não posso deixar de dar os PARABÉNS à vc. Vou pra Sta. Tereza na Próxima viagem. VALEU!!!

  17. Oi André,boa noite !!
    Moro tão pertinho do Rio…e não conheço nadinha de lá,só por revistas e tv,estou somente 2 h da cidade maravilhosa…moro pertinho é do Pico das Agulhas Negras…
    André,lindas fotos,narrativa e tudo mais,um verdadeiro "guia turístico",obrigada!
    Volte mesmo com a família,pq é tudo de lindo e bom!
    Bom feriado prolongado!
    beijo.

  18. Estive no RJ semana passada e estou completamente apaixonada até agora! hahaha
    Também estive com o Selaron que é uma figura louquissima, ne? Comprei um azulejo também. Por incrível que pareça, um lugar onde um artista famoso internacionalmente vende as suas próprias obras foi o que ofereceu os preços mais justos. Me arrpendi de não ter comprado mais.
    Sofri um pouco com o mal humor de uns garçons tb e comi em um restaurante na Lapa que me fez passar mal 3 dias ¬¬
    Mas é lindo, lindo, lindo o RJ.
    Pena que vive só do que Deus deu,as belezas, a participação humana só prejudicar o lugar tronando-o perigoso, cheio de gente antipatica, e nada hospitaleira.

  19. Adorei o posto. Fui a Santa Teresa, mas n consegui ver tudo. Com certeza voltarei p ver cada detalhe desse bairro lindíssimo. Fui numa lojiinha de artesanato e fui tão bem recebida pela Iraci que gostaria muito de loxaliza-la. Muito falante e delicada. Adorei. Vc pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *