Piscina de moedas*

A verdade é que infelizmente a natureza, até mesmo quando “judiada”, continua surpreendendo com sua beleza. As fotos a seguir são bonitas e inacreditavelmente reais. Trata-se da “Morning Glory” uma piscina natural e das maiores atrações do Yellowstone National Park, que fica no Wyoming, EUA.
As cores psicodélicas que vão do verde ao laranja são resultado de mais de 4 décadas de “desejos”. Explico: a piscina, uma fonte termal lindíssima, começou a receber singelas moedas lançadas pelos visitantes no clássico ritual de “fazer um pedido”. As centenas e centenas de moedas foram paulatinamente obstruindo as aberturas por onde entrava a água quente. Além de criar um processo degenerativo e causar a morte de algas e bactérias que sobrevivem apenas com temperaturas entre 64° e 107° C, o metal das inocentes moedinhas causou reações químicas que ajudaram na destruição da piscina.
A água, agora fria, somada a todos os eventos mencionados, deixou a “Morning Glory” com um visual totalmente surreal e “Flower Power”. Como eu disse no início, infelizmente a natureza ainda consegue proporcionar um espetáculo lindo de cores, mesmo quando atacada. A piscina, agora por conta deste inusitado visual, passou a receber ainda mais visitantes.
A foto a seguir é o registro da “Morning Glory” em seus dias de glória verdadeiros! A água incrivelmente azul e quente contrastando com a luz do sol. Pena que a imagem é de 1966, longos 45 anos atrás. “Tristemente legaus”!
*Embora nada legal, achei válido postar esta história. A ideia foi mostrar que aparência não é tudo e que algo lindo assim pode ser realmente “bem legaus”, mas infelizmente apenas para os olhos.

Link

0 thoughts on “Piscina de moedas*

  1. Infelizmente as pessoas tem esta mania de jogar moeda em tudo. Não podem ver uma águinha que tchibum. Jogam uma moeda, como se isso fossem resolver todos os problemas delas.

    Na Disney cheguei a ver moedas jogadas nos brinquedos por onde os brinquedos passam! tipo… nada a ver né? quer jogar moeda? joguem numa fonte artificial, com chafariz… pelo menos um mendigo pode ir lá e pegar depois, sei lá.

  2. Eu fui aí, mas não sabia dessa história das moedas… O cheiro é horrível, de enxofre! Mas as cores são lindas e vivas, como nas fotos! Bjos a todos

  3. Seria bem legaus voce fazer uma pesquisa da origem da palavra " judiar" . Uma vez consciente de sua origem, lhe peco que use o seu sinonimo : maltratar. Afinal nao e nada corretamente e politicamente legaus sugerir, mesmo que intencionalmente, um… vamos dizer…, antijudaismo.
    Obrigada.

  4. Jane, é realmente frustrante quando recebo um comentário assim. Não pela crítica em si, pois aceito de bom grado tudo que é feito para melhorar o conteúdo do blog. Mas depois de 4 anos e tantas mil postagens, as pessoas devem saber que sou do bem e jamais faria algo com fundo pejorativo. Acho o tal "qualquercoisamente correto" muito chato e patrulheiro. Tem muita frescura e parece que todos querem ver maldade, preconceito e crueldade em tudo. Mas acho que nem é o caso de ir mais longe. Voltemos ao termo "judiar" que uso e me desculpe, mas sempre que achar próprio, continuarei usando. Você falou para "pesquisar", certo?! Então vamos lá. No meu parceiro Yahoo!, achei a melhor resposta para a sua dúvida. Leia até o fim, por favor, pois é na segunda parte que uma pessoa bem legal, dá um toque:

    De acordo com o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o verbo judiar significa: tratar como antigamente se tratavam os judeus, maltratar, atormentar. Exemplos: Ele vivia judiando o pobre animal. / Balaão judiou da jumenta. Outros dicionaristas acrescentam a esta lista mais alguns significados: escarnecer, zombar, mofar etc. Exemplo: Não é justo judiar assim comigo.

    Etimologicamente é nítida a relação entre o verbo judiar e os judeus. Todavia, fez-se mester ressaltar que a comunidade judaica atual não atribui sentido pejorativo a esse verbo. Observe o que diz o rabino Henry Sobel, em seu livro “Os Porquês do Judaísmo”: “O significado está claro: não há nada de pejorativo. Não fomos nós que maltratamos. Nós, os judeus, fomos maltratados. E cada vez que usamos a palavra “judiar”, estamos conscientizando os outros. O termo não deve ser eliminado. Pelo contrário, é bom que o mundo se lembre do preconceito do passado, para que não o permita no presente e no futuro.”

    Acho que está respondido, certo?! Bom fim de semana!

  5. Oi! Nao estou aqui numas de conflituar, apenas ,por admiracao ao teu espaco, queria esclarecer sobre a origem do verbo "judiar" segundo o Aurelio. O rabino Sobel nao e nenhuma autoridade sobre a lingua portuguesa, e suas interpretacoes sobre o termo "judiar", sao completamente irrelevantes. Eu como judia e israelense estou fazendo a minha parte, voce faz a sua da maneira como achar melhor. Continuarei te visitando.
    Gosto muito do teu trabalho.
    Jane Milman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *