Nossa Senhora das Tampinhas

Em dezembro do ano passado eu estive em Ouro Preto acompanhando a sessão de fotos de um cliente. Não conhecia a cidade e me apaixonei de cara pelo lugar! Povo amistoso, igrejas fantásticas (infelizmente não cuidadas como deveriam ser), ladeiras impressionantes e a espetacular comida mineira que dispensa comentários.
Ao lado do hotel onde fiquei hospedado, um espaço show de bola: Barroco & Barraco! O seu “sub-título” é brechó e arte, mas é muito mais que isso. Em uma das tantas ruelas de pedra, ele fica debruçado bem na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, concluída em 1785. Na calçada estreita cabem umas 3 mesinhas, além de mais este tanto na parte de dentro.
Porém, pode-se ficar nos muros da igreja ou simplesmente em pé, proseando enquanto se degusta alguns dos muitos tipos de cervejas servidos, na maioria das vezes, pelo próprio dono, o Danilo Avelar. O cara é gente fina, carismático e o responsável por fazer o seu misto de loja e bar também virar palco de eventos culturais e musicais dos mais variados. No dia anterior a minha chegada por exemplo, tinha rolado um show com muito blues e sax. 
Toda esta introdução porém, é para falar de um artesanato que conheci justamente no Barroco & Barraco e que aparece na primeira foto. Sensacionais peças feitos com tampinhas de cerveja e refrigerante! Elas são coletadas e marteladas uma a uma para depois, junto a pedaços de tela de galinheiro, ferro e outros recicláveis, servirem como matéria-prima para incríveis esculturas. Lá estavam um pavão, uma galinha, um Virgulino Ferreira e uma incrível Nossa Senhora Aparecida! Perdi o timing do post, já que a ideia era fazê-lo no feriado do dia 12, dia dela, a padroeira do Brasil, mas isto não faz diferença. 
Como passei alguns dias na cidade, meu namoro com as obras amadureceu e quando vi a Nossa Senhora iluminada, literalmente falando, na fachada do brechó, decidi que teria uma igual! O Danilo foi extremamente prestativo e agilizou todo o processo. Como são peças totalmente artesanais e exclusivas, não têm para pronta-entrega. Ou seja, ele precisou entrar em contato com o artesão, fazer a encomenda, esperar ficar pronta (não existe um prazo exato), para então despachar Ouro Preto-Curitiba.
Primeiro o artesão faz uma estrutura com finos vergalhões de aço que são soldados. Sobre ela vem uma cobertura feita em tela de galinheiro onde é então, “tecido” o manto da N.Sª com as tampinhas. Cada uma é amassada e furada em dois pontos por onde passa um arame para fixa-las à tela. Em um pedaço de madeira, o rosto e as mãos de Nossa Senhora são pintados com pincel. Na parte de trás é colocada uma lâmpada para destacar sua silhueta à noite. Um show de obra!
Infelizmente – e espero que algum leitor do blog possa me ajudar – não lembro o nome do artista que faz estas obras! Certamente eu o teria colocado em destaque no começo do post. Seja como for, a MINHA “Nossa Senhora das Tampinhas” chegou no final de fevereiro e já está em minha nova casa, esperando apenas seu local definitivo de exposição. Adorei! Obrigado Ouro Preto! Obrigado Danilo e Parabéns a todos os sensacionais artistas locais! Amém! “Tampadamente legaus”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *