Pintura de borda

Confesso para vocês que eu não fazia ideia que este tipo de pintura existia! E adorei conhecer; nada como aprender sempre coisas novas! A Fore-edge painting era uma técnica utilizada séculos atrás (imagina-se que deva ter começado lá pela década de 1650), onde os artistas escondiam imagens nas páginas de livros. Funciona mais ou menos assim: você olha o livro de frente, no lado oposto da lombada, e não enxerga nada. Basta porém, uma leve “entortada” na edição e como num passe de mágica a imagem aparece. 
Descobri isto por conta de um gif feito por Colleen Theisen, do tumblr Special Collections & Archives da Universidade de Iowa e que gerou uma série de posts em blogs especializados. A pequena animação havia sido feita mostrando o livro Outono, de Robert Mudie (abaixo). A pedido de um blogueiro, ele postou as outras estações da coleção, Inverno, Primavera e Verão, todas de 1837.

Para ilustrar melhor esta incrível técnica, além das imagens e gifs, eu postei abaixo dois vídeos do Youtube onde a visualização da Fore-edge painting é ainda melhor. “Escondidamente legaus”!

One thought on “Pintura de borda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *