Igreja perto do céu

Não sei se existe outra igreja num local tão inusitado, mas certamente esta aqui está mais próxima do céu que a grande maioria. O problema mesmo é chegar até ela. Localizada a 10 km da minúscula cidade mineira de Chiatura, na Geórgia, a pequena república do Cáucaso na fronteira entre Europa e Ásia, está a Igreja de Katskhi. O nome é graças ao pilar de rocha de cerca de 40 metros de altura no alto do qual ela está encravada, o “Katskhi Pillar“.
Construída entre os séculos VI e VIII, a igreja (além de outros pequenos anexos) está em fase final de reformas graças a um abnegado religioso local. O Padre Maxim, uma trupe de voluntários e claro, doações de pessoas do mundo inteiro, são os responsáveis pelo andamento das obras.
Pertencente a Igreja Ortodoxa, para conhecer o famoso local onde já viveram monges (os restos mortais do último a morrer no topo do pilar foram encontrados em 1940), e agora quase renovado ponto turístico, ainda tem um problema; pelo menos para as mulheres. É que encarar a escada, batizada de Stairway to Heaven, para conhecer o lugar só é permitido aos homens.
Padre Maxim, após anos e anos de devoção e trabalho em prol da reconstrução da igrejinha, espera agora uma autorização para viver lá no alto. “Sagradamente legaus”!

Link 1 Link 2

*Vi em alguns blogs nacionais um equívoco de tradução. Em vários deles, por conta de copiarem entre si sem checar a informação, é dito que o pilar mede 130 metros de altura. Isto se deve a falta de atenção em relação à conversão das medidas. São 130 ft (pés), o que equivale na realidade a pouco menos de 40 metros.

0 thoughts on “Igreja perto do céu

  1. Ainda bem que temos seu blog para conhecermos certas curiosidades, pois eu jamais iria conhecer essa igrejinha senão fosse através de fotos, morro de medo de altura e só de olhar já passei mal…acho que o padre deveria ter o direito de morar lá já que dedicou tanto tempo de sua vida cuidando dela…tomare que dê certo…e valeu por dividir conosco…adorei saber dessa igrejinha…bjoks.

  2. No interior de São Paulo tem uma igreja muito parecida, a cidade chama Pedra Bela, próximo a Bragança Paulista. Fica no topo de um rochedo tbm, e a vista é maravilhosa. Não tenho noção da altura, mas pelas fotos a de lá parece mais alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *