“Malware” entendido

Eu não poderia me furtar a explicar o episódio ocorrido ontem e que causou uma série de transtornos para mim, para o blog e espero, para ninguém mais. Provavelmente muitos leitores nem ficaram sabendo, mas gosto de deixar tudo muito claro e transparente, como sempre foi a minha relação com os leitores. Pois bem, no final da noite de segunda algumas pessoas me alertaram que o Bem legaus estava com um aviso estranho. Era um alerta do Google que considerou o blog como “foco de ataques”! Caramba! Como assim?! Vi que o problema na verdade vinha de um intermediário, o Bolsa de Mulher, parceiro do Bem Legaus e que mantinha banners no blog. Assim como aqui, todos todos os parceiros do Bolsa de Mulher foram bloqueados. Abaixo eu reproduzo o e-mail que recebi explicando o ocorrido:

“Olá, na noite de ontem, tivemos um problema no nosso sistema que causou a infecção de alguns arquivos e disparou alerta de vírus para vários blogs e sites da rede Pink Ad Network. Como Murphy está sempre presente, ocorreu exatamente na noite em que tivemos um evento do grupo Bolsa e toda a equipe estava fora do escritório – por isso não respondi os e-mails de alguns de vocês enviados ontem à noite e nem corrigimos o problema ontem mesmo. Hoje de manhã, verificamos o problema ocorrido e a correção já foi feita. Conseguimos limpar os arquivos infectados e está tudo certinho agora. Alguns blogs foram marcados pelo google como foco de vírus, exibindo um alerta para os usuários que o acessam.
Em alguns minutos, vou passar um guideline do que deve ser feito para que este alerta não apareça mais. Não sei ainda se podemos fazer por aqui, mas se for possível, aviso também. Quem está com este alerta, peço que me responda este e-mail me comunicando. Hoje mesmo nosso sistema vai passar por uma atualização para aumentar a segurança e impedir que isso aconteça novamente. Peço desculpas pelos transtornos causados e agradeço a todos que enviaram e-mails nos avisando do problema.”

Cecilia Nobrega – Gerente Ad Network

Tudo foi resolvido rapidamente e o blog, após diagnóstico do Google, voltou a ser o que sempre foi: um lugar de novidades e coisas legais. Peço milhões de desculpas pelo ocorrido e espero que ninguém tenha sido prejudicado. “Inacreditavelmente não legaus”!

0 thoughts on ““Malware” entendido

  1. Cara, eu confio tanto no seu blog que liberei com0o,confável, pensei "o Goole, só pode estar doidão o Bem Legaus com vírus" hahahaha, me dei mal e agora, será que ficou infectado?
    Vou conferir…
    AH, visita meu blog tô começando qdo crescer quero ser parecida com vc rs.
    rosaturquesa.blogspot.com

  2. Eu vi tbm e achei muito estranho…e não liberei…eu sou muito desconfiada e prefiro não arriscar…Dai no outro dia tentei de novo e funcionou!
    Acontece…e foi muito legal vc explicar! parabéns!

  3. fui+ i+nfe+ctada e+ o+ res+u+ltado+ é+ e+sse+ q+u+ando+ eu+ es+cre+vo+ q+u+alquer+ vo+gal apare+ce+ o si+nal de+ mai+s di+spara+ndo++++++++++++++++++++ e+ naõ+ con+si+go+ re+mo+ver+ o+ vi+r+u++s acho+ qu+e+ vou+ ter+ qu+e+ for+matar +meu+++++ mi+cro++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  4. Eu estava lendo pelo Google Reader, mas quis abrir o site para facilitar a leitura e apareceu a mensagem.
    Eu achei estranho, mas no dia seguinte funcionou, aí que fiquei sem entender nada mesmo.
    Obrigada André pelo esclarecimento e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *