Voltar pra casa também é legal!

Enfim o blog está de volta! Foi maravilhoso sair um pouco do mundo virtual – mesmo que sofrendo de “abstinência” nos primeiros dias – para curtir a família e lugares diferentes. Muito sol, praia e piscina depois, eu quis fazer este post compartilhando com vocês algumas das coisas que fiz. Como por exemplo os incríveis dias que passei em Arraial d’Ajuda no sul da Bahia. Mais especificamente na Ponta do Apaga Fogo, em um delicioso resort. Para quem está a fim de tranquilidade, mordomia e sol, o local é perfeito.

Fomos na companhia de um casal de grandes amigos nossos que moram em Paranaguá, o Roberto e a Veroca (sem imagens, pois ela odeia ser fotografada). A viagem foi bastante tranquila. Saímos de Curitiba rumo a São Paulo (cerca de 45 min) e depois de 3 horas “curtindo” o aeroporto de Guarulhos, embarcamos rumo à Porto Seguro.

Em pouco mais de 1h40 de vôo descemos em abafadíssimo solo baiano; um belo prenúncio, já que o objetivo era sol e calor! Uma van nos esperava e em alguns minutos chegamos no pequeno pier exclusivo do hotel. Ali embarcamos na balsa que nos deixou no destino final: o Arraial d’Ajuda Eco Resort.

Logo na entrada o visual do hotel impressiona. Do acesso do cais de chegada até a recepção, muitas árvores e flores incríveis e muito bom gosto espalhado em cada cantinho. A mistura de vegetação nativa e objetos decorativos é perfeita. Ao fazer o check-in você recebe uma pulseira de identificação que permite aos hóspedes o ir e vir, assim como o trânsito livre no Eco Parque, um parque aquático que falarei depois.

Nossos quartos ficavam de frente para o mar, com vista para a “praiota” exclusiva do hotel que tem direito a segurança 24 horas e tudo mais. Assim como em outras regiões do nordeste brasileiro, o sol nasce muito cedo, o que nos fazia sair da cama antes das seis da manhã. Mesmo acostumado a acordar cedíssimo em Curitiba, a disposição é muito maior com um visual daqueles, e eu achava um desperdício quem dormia até tarde. Perder um céu e um sol como aqueles chega a ser pecado.

O engraçado é que algumas coisas da minha rotina não mudaram, como dar uma malhadinha na academia e correr antes do café. A diferença era a paisagem que me fazia companhia: absolutamente fantástica!

Falando em rotina, o que me fez recarregar as energias e estar prontíssimo para encarar com muito ânimo o resto do ano foi o “estafante” dia-a-dia de praia, piscina, sol, brincadeiras com as crianças, gastronomia local e passeios na região.Os dias foram abençoados pelo sol fortíssimo em absolutamente todo o período que ficamos por lá e ao contrário do que eu imaginava, senti menos calor que nas praias paranaenses e catarinenses. Isto graças ao vento constante que mantém a temperatura quase sempre amena à beira-mar. Na areia e na água muitas conchinhas, pedaços de coral, pedrinhas e muitas outras criaturas.

Aqui cabe citar uma curiosidade que vi em um dos meus passeios a pé pela praia. De repente, na frente de um cenário deslumbrante, vejo uma placa escrito: CEAD – Centro Educacional Arraial d’Ajuda. Uma escola de ensino infantil e fundamental que tem uma localização no mínimo, privilegiada. Nas fotos você têm a visão de quem está na areia da praia e de quem está no lado dentro do colégio. Estudar assim é quase surreal.

No resort conheci o Briola e a Alessandra, um casal pra lá de bacana (na foto com a Ivone, uma sensacional garçonete do bar que até presente nos deu na saída). O cara é uma figuraça! Sangue bom até a última gota, é vocalista de uma banda de forró chamada Ferro na Boneca! Divertidíssimo, ele estava ainda mais animado, já que sua esposa está grávida de seis meses. Abner, o moleque que ele aguarda ansioso, era seu assunto predileto. Ganhei até um cd autografado. Depois eu mando links com as músicas dele.

Em um dos dias resolvemos conhecer o Eco Parque, já que ele tem dias específicos de funcionamento. O lugar é bastante cheio e frequentado tanto por turistas quanto por moradores das regiões próximas. As opções não são apenas aquáticas e vão do arvorismo e rapel até descidas de bóia e enormes “toboáguas”;, tudo sempre com opções para adultos e crianças. A piscinas de ondas é bem interessante, assim como os brinquedos para os menorzinhos, mas a soma de tantas atrações, barraquinhas vendendo todo o tipo de alimentos, filas para algumas atividades e o preço acessível, faz do passeio uma grande aventura. Eu indico para quem não se estressa fácil e quer “bagunça”, no bom sentido. Valeu para conhecer.

Depois do parque, vi que novos passeios deveriam ser bem avaliados, já que era muito fácil ficar apenas no resort curtindo todas as gostosuras. Infelizmente houve duas tentativas frustadas de visitar a Praia do Espelho num trajeto de barco que dizem ser fantástico. Fica para a próxima. Acabamos indo a praias próximas, como Pitinga e Mucugê, sempre com parapentes ao fundo. O transporte ficou a cargo do Robélio, que já é um nome, hein?!

Além das praias, passeios noturnos até Porto Seguro e o centro de Arraial d’Ajuda foram constantes e as barraquinhas de artesanato e souvenirs são perfeitas para a turistada arregalar os olhos e abrir a carteira. Precisei me controlar, mas basicamente trouxe artigos pequenos, como peças de barro, roupas, artigos de decoração e claro, pimentas e imãs de geladeira para aumentar as minhas coleções.

Adorei o visual de Arraial, com suas ruas extremamente arborizadas, as casinhas e pousadas muito bonitas e a linda igrejinha de Nossa Senhora d’Ajuda. Entre o que eu trouxe de recordação está uma réplica em barro de sua fachada. Uma curiosidade, provavelmente um erro que foi “deixado”, é que na praça em frente a igreja, onde está uma imagem de Cristo, está escrito na placa a data de 17-2-950. Não seria 1950?

De volta ao hotel, e como disse no começo, o lugar é realmente demais. Além de estar localizado em um ponto extremamente privilegiado da região, você encontra surpresas e detalhes lindos em cantos que nem imagina. Outra característica, o calanguinho presente no logo do resort, é imediatamente entendido pelos hóspedes. Eles cruzam sua frente a todo momento, sempre se escondendo nas pedras e no meio da vegetação.

Enormes esculturas de Tati Moreno, como Oxalá, Oxum, etc, (que meu filho chamava de bonecões) guardam diversas áreas do hotel e não passam despercebidas. Outro item que me chamou muita atenção foi o balcão do restaurante Apaga Fogo. Uma canoa fixada sobre uma espécie de muro feito como as casas de pau-a-pique que recebeu um grande vidro e garante um visual fantástico. Dentro dela, centenas de rolhas. Espalhados pelas colunas, feitos em mosaicos de azulejos e modelados no chão, mais uma vez estão os sempre presentes calanguinhos.

Outra coisa muito legal é quantidade de áreas de descanso espalhadas pelo lugar, que vão desde redes e “jacuzzis” na frente do mar até esteiras, bancos, cadeirões, sofás e camas cheias de almofadas embaixo de quiosques. Puro relaxamento!

A estrutura de lazer é completa, com quadras de tênis e poliesportiva, academia (que me viu diariamente), centro de estética, massagem, cinema, salão de jogos, bares, entre diversas outras opções. O “Clubinho” para a criançada é muito legal, mas acho que as recreadoras poderiam efetivamente “cuidar” dos baixinhos, o que talvez tenha sido pra mim, o único ponto negativo do lugar. Embora perfeito para curtir a filharada, é bom quando se pode ter alguém que fique com os pequenos quando se deseja passear a dois, por exemplo.

Claro que as piscinas e a praia exclusiva são atrações à parte. Minha filha quase voltou com guelras e escamas. Eu confesso que aproveitei muito também e pela reação das pessoas em relação ao meu bronzeado, acho que fiquei tempo demais no sol.

Adorei também a comida servida, com pratos incríveis, muitos misturando a culinária tradicional e internacional com ingredientes típicos da Bahia. Peixes, carnes, purês, farofas, sobremesas, cocadas e até os picolés de sabores que não temos por aqui. Enfim, uma série de delícias que na maioria das vezes esqueci de fotografar tamanha a vontade de experimentar.

Como tudo que é bom uma hora acaba, chegou a hora de voltar aos mundos real e virtual! Vontade de ficar mais sempre dá, mas também é muito bom voltar pra nossa casinha, né?! Assim ficamos com vontade curtir nossa cidade, nossos amigos, nosso trabalho e começar a planejar a próxima saída. Espero não ter sido chato, mas quis contar pelo menos um pouquinho do que fiz nestes dias em que o blog não “funcionou”. Pelas fotos acho que dá pra ver que valeu à pena, né?! No finalzinho ainda nos despedimos com uma fantástica lua cheia no céu. Amanhã os posts “normais” estarão de volta! “Descansadamente legaus”!

Queria agradecer também pelo excelente atendimento da Orangetur do meu amigo Alex, que embora no começo, mostrou extremo profissionalismo, qualidade e responsabilidade. Foi ele que cuidou de tudo relativo a viagem. Valeu garoto! Quem quiser saber mais sobre a Orangetur, os contatos estão abaixo:

R. Dr. Alexandre Gutierrez, 369 – sobreloja – Curitiba/PR

Fone:41 3026-1415

e-mail: contato@orangetur.com.br

Para saber mais informações sobre o Arraial d’Ajuda Eco Resort, basta clicar aqui.

0 thoughts on “Voltar pra casa também é legal!

  1. Uia, que bacana!
    É muito bom poder viajar e espairecer não é?
    Voltei de viagem esta semana, e também recheei o blog sobre o assunto! acho que é um jeito de curtir a viagem duas vezes né? 😉

  2. Suas férias realmente foram fantásticas!
    Há uns 9 anos eu fui passar meu Reveillon no Eco Resort e tenho ótimas lembranças até hoje…

    É praticamente um paraíso lá.
    Beijos

  3. Estive em Arraial, um pouco antes de embarcar aqui pra Irlanda. Cara suas fotos me encheram de saudades do Brasil, do sol, do povo…isso que é país.Eu estou aqui a 1 ano e só vou de ferias em agosto…quanta "sardade" me deu. Parabéns pelas fotos.

  4. Você me fez sentir saudades deste paraiso!
    Como você disse, no início uma crise de abstinencia do mundo virtual… depois do terceiro dia, o que é mesmo computador? É de comer? tem cheiro? hehehe Isto tudo aí faz a gente esquecer que viver é dolorido demais!
    Ah.. a proposito, carreguei seu selo lá pro feia, viu??
    Abração e bom retorno com sua novidades da hora!

  5. É bom saber que um bom amigo teve bons momentos por um bom tempo.
    num li todo teu post. Mas em algum momento agradece ao Criador? E mental-espiritualmente, o faz? Não, não me responda. Basta a ti mesmo.
    Pra garantir… obrigado Senhor por ter levado e trazido nosso amigo e os seus em segurança… e etc é por tua conta. rs

    abç

  6. Ola.
    Que viagem linda,muito diferente da que fizemos a Arraial D'Ajuda e Porto Seguro em 1984.Entao essas cidades eram so aldeias e muito mais simples.Eram lindas e nada sofisticadas.O progresso tem isso:torna as coisas mais faceis mas esconde o que era lindo.Continua lindo,mas muito diferente.Beijo grande.zenaide storino.

  7. Suas férias foram o máximo, muito bem aproveitadas pelo que percebi!!!! Adoro viajar, mas também gosto muito de voltar pro meu cantinho trazendo inúmeras fotos (da última vez foram 3 mil), comprinhas e alguns presentes. No meu blog também faço relato de viagens e curiosidades sobre lugares onde estive e eu achava que exagerava nas fotos, mas você me superou!!!! Adorei ver todas essas imagens lindas de férias que parecem ter sido perfeitas!!!! Beijão!!!

  8. Lindas as fotos, o lugar é maravilhoso, dá vontade de ir nas minhas próximas férias!!!
    Bateu até uma invejinha de vc…rs
    Mais que bom que voltou..adoro o blog e estava com saudades dos post Bem Legais!!!

  9. Recebo o Blog por e-mail a alguns anos. Acho muito bacana e confesso que a propaganda foi muito boa. Eu duvido que depois de todo esse relato e fotos alguém não queira ir viajar para lá. Minha proxima viagem com certeza será para esse resort na Bahia.
    um abraço

  10. Jorge,

    Sou uma daquelas leitoras anônimas, que sempre lê o blog, mas nunca comenta… Mas hoje saí do anonimato, pois além do design (assunto de profissão), você deu dicas valiosíssimas sobre outra paixão minha: viagens! E Arraial já estava na minha listinha, só aumentou a vontade de ir agora… culpa sua!!!

    🙂

    Abs e parabéns pelo blog! É extraordinariamente legaus mesmo!

  11. André…entro absolutamente todo dia e tava morrendo de saudades das atualizações do Blog… Mas ninguém é de ferro e precisa mesmo descansar… Parabéns… lindas demais as fotos… agora chega de preguiça e enche a gente de novidades BEM LEGAUS hein!!!!
    Abraços na familia toda,

    Marcia Dalbem – Canoas – RS

  12. Só não entendi aiiinda o que quer dizer espelho e coroa vermelha [é o nome de alguma praia, algo assim?] no "Robélio Taxi" [e esse nome? eu quase não ri ;D]
    Fotos lindas, da quase pra montar um flickr 😉

  13. Ahh, amei demais o post…Era exatamente isso que precisava, pois estou indo pra Porto Seguro dia 20 agora e estava em dúvida se valia a pena ir conhecer Arraial… agora tenho certeza que vou reservar pelo menos 1 dia pra conhecer esse lugar lindo!!
    Beijos

  14. Cara! Sou seu leitor há muito tempo e sempre estou por aqui vendo seus posts bem legaus.
    Passei um tempo sem ver o blog pois sabia que você tirou férias.
    Hoje entrei e para minha surpresa, vejo a maior propaganda do lugar que eu moro há 30 anos! Foi fantástico saber que você gostou daqui.
    Sou dono do Restaurante Manguti no centro do Arraial e amigo do Niquini, dono do resort que você ficou.
    Se aparecer de novo por aqui apareça no Manguti.
    Grande abraço.
    Claudio

  15. Que bacana esse teu poste. Deu até vontade de ir em Porto Seguro. Sou nordestina, mas nunca fui lá. Suas fotos estão lindas. Observei que em todas elas vc. conseguiu bater quando não tinha nenhum movimento. Parabéns.

  16. Eu passei minha lua de mel em Arraial tmb…e foi maravilhoso !!!
    Fiquei no estação santa fé…q é um hotel magnifico tmb boa comida, aconchegante e uma decoração show !!! vale mt apena conhecer
    !!! Fora que o centro de arraial é tudo !!!

  17. eu tbm fui pra esse resort em janeiro desse ano!!
    NOSSSAA, é perfeito lá
    as comidas, os lugares, vc tá na piscina e ja vai pra praia, simplismente perfeito =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *