O objeto sem história

Este Bem Legaus Nacional é cheio de história, por mais que isto brigue com o título. Tudo começa com uma dupla pra lá de criativa, a Andrea Bandoni e a Joana Meroz. Elas se conheceram e terminaram em julho deste ano um mestrado em Design Conceitual na Design Academy Eindhoven. Elas perceberam que todo objeto de design hoje em dia precisa mais que uma imagem, ele precisa de uma história. Para ser apreciado, esperam-se razões para ele existir, explicações, textos, enfim, histórias.

Sendo assim, o projeto que elas desenvolveram não poderia ter outro nome: “The object without a story” – O objeto sem história. Como assim?! Simples (ou não, né meninas?!), elas coletaram centenas de objetos de design e todas as suas histórias. Não é que descobriram algo? Muitos dos objetos contemporâneos que podem até ser muito diferentes entre si, no fundo têm muitas histórias em comum.

Desta forma, o projeto da dupla busca criar objetos “tirados” de combinações arbitrárias de textos e palavras de outros objetos de design já existentes. Confuso? Não, inusitado, diferente, instigante. Elas primeiro geram histórias e depois fazem os objetos. “The archetypical vase”- O vaso arquetípico – é a primeira peça deste projeto: um vaso de vidro soprado e moldado medindo 35 X 35cm.E no final das contas, o que elas querem? Mostrar que ao invés dos objetos serem monopolizados por uma história oficial, eles devem ser o ponto de partida para múltiplas interpretações.

Cada observador é quem inventa o real significado do vaso. Legal demais, hein?! Algumas histórias para explicar o “Archetypical Vase”, além de outras que estão sendo coletadas, estão no blog “The object without a story“.

O primeiro objeto do projeto “The object without a story” está em exposição e à venda na galeria Frozen Fountain em Amsterdã e desde anteontem está exposto na Dutch Design Week, que vai até 25 de outubro.Parabéns, Andrea e Joana, o projeto de vocês é espetacular! “Historicamente legaus”!

Para saber mais sobre o trabalhos das meninas, acesse os seguintes links:

www.abandoni.net e www.joanameroz.com

0 thoughts on “O objeto sem história

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *