Máquina de coleta de celulares

Para quem não sabe hoje é o Blog Action Day 2009. Trata-se de uma ação coletiva mundial que visa usar a blogosfera para que ela em uníssono, fale de determinado assunto. O tema deste ano é a “Mudança Climática” e a idéia é que cada blog faça posts que estimulem a discussão em torno de uma questão de importância global. Achei interessante participar e ouvir o que o leitor do Bem Legaus tem para dizer e/ou contribuir sobre o assunto.

Escolhi um sensacional equipamento que fez sua estréia no dia 21 do mês passado em Omaha, Nebraska. Trata-se da ecoATM, uma espécie de “caixa automático” que coleta celulares usados. A idéia é excelente e na teoria, bastante simples! O usuário deposita seu aparelho e a máquina estipula um valor (previamente determinado) de acordo com cada equipamento. Pode-se optar por receber o equivalente em cupom de desconto, vale-presente ou recibo de doação para caridade. Os aparelhos têm dois destinos possíveis: reciclagem, no caso dos mais esculhambados, e a revenda em leilões, no caso de equipamentos mais novos e em pleno funcionamento.

No primeiro dia de uso, a máquina coletou 23 aparelhos e os resultados das semanas seguintes têm sido bastante animadores. Os planos futuros são de que a ecoATM passe a coletar também aparelhos de MP3, máquinas fotográficas e até computadores e impressoras. O mais legal desta invenção é que todo o mundo, literalmente, sai ganhando. Ganham os estabelecimentos, pois não pagam por sua instalação e os vales emitidos podem ser gastos no mesmo lugar. Ganham os usuários, pois além de se livrarem de equipamentos indesejados, lucram um troco. E ganha o planeta, que se vê livre de toneladas e mais toneladas de equipamentos usados e poluidores. As ecoATM ficarão em teste nos Estados Unidos e quem sabe um dia possamos ter maquininhas como estas em terras brasileiras.

E você, o que achou desta invenção?! Conhece ou inventou algo tão importante para a preservação do nosso planeta?! Comente aqui! “Ecologicamente legaus”!

Para saber mais sobre o Blog Action Day 2009, clique aqui.

Para saber mais sobre a ecoATM, clique aqui.

0 thoughts on “Máquina de coleta de celulares

  1. Em Lisboa, há pontos de coleta para eletrónicos em geral, não só celulares. Eu sempre usei o serviço, seja para eletrodomésticos obsoletos, aparelhos de som antigos que ficam entulhando a casa, celulares, enfim… Ah! e o custo financeiro que se recebe de volta é ZERO! O difícil era sempre conseguir espaço, porque apesar das diversas caixas enormes disponíveis, o descarte que a população fazia tb era imenso. Mas não há melhor sensação: o benefício é grande para toda a comunidade e todo o planeta. É melhor que uns poucos trocados em dinheiro. Isso tem a ver com uma mudança do hábito: tempos atrás as pessoas jogavam o lixo doméstico na rua e os dejetos nos córregos a céu aberto, porque não havia saneamento básico, esgotos, etc. Mudança dos tempos. Quem é inteligente, acompanha a evolução dos hábitos sociais. Darwinianamente legaus! ehheheheh

  2. Acho que a idéia é muito interessante mas acho que não deveria haver necessidade de receber algo em troca para tentarmos diminuir a agressão ao meio ambiente. Eu particularmente tenho muita dificuldade em descartar pilhas usadas, não encontro postos de coleta em nenhum lugar e simplesmente jogar no lixo me pesa muito. Cheguei a perguntar em um posto de coleta de bateria de celular se eles recolhiam pilhas, me falaram que não.

    Acho que na hora que paga-se para alguém reciclar um aparelho antigo, na verdade estamos estimulando o consumo, ou seja, produzindo mais lixo.

    De qualquer maneira é algo que está sendo feito, mas é possível melhorar. A simples criação de posto de coleta é um excelente começo.

    Pedro Lima

  3. FANTASTICO… vou ter um lucrinho E O PLANETA TB!,hehehe pois tenho todos os aparelhos q tive guardados em casa! SÓ ESPERO Q NÃO DEMORE PARA CHEGAR AO BRASIL.

  4. Acho uma ótima idéia essa. Aliás, acho q deveria ser obrigatório todas as empresas de eletronicos pegarem de volta os aparelhos antigos na compra de um novo, e dar um desconto para o cliente, afinal, a maior parte das peças podem ser reutilizadas ou recicladas na fabricação de novos aparelhos…Faria um bem ao planeta, diminuiria o lixo q contamina nosso solo e ainda traria um beneficio financeiro ao consumidor…Isso sim deveria ser lei!

  5. Legal pelo fato de que descartar aparelhos obsoletos e baterias é uma necessidade, mas o mais importante seria nos concientizarmos de que não precisamos trocar de aparelho a cada lançamento apenas pelo consumismo 😀

  6. Achei essa ideia super demais… mas acho bem difícil chegar ao Brasil… até por que, infelizmente, se tivesse uma máquina dessas por aqui, era bem capaz de tentarem roubar os aparelhos depositados… fora vandalismos que poderiam ocorrer.
    Não sei se o Brasil está preparado pra isso.

  7. Somos todos uns cegos e conformados com o nosso mundinho capitalista. As empresas querem lucrar cd vez mais e nós queremos comprar para estarmos "felizes" e incluídos. Depois restam toneladas de dejetos e ninguém sabe o que fazer com elas. Pode apostar que no dia em que a reciclagem for um bom negócio… ah! não vai sobrar um lixinho para contar a história… Até lá: salve-se quem puder, mas preserve o meio ambiente!
    Capitalistamente ridículus…

  8. Sinto morando na roça quando vejo isso, aqui em Natal a consciencia ecológica é -3 de tanta não-mobilização para nada.
    Não so adorei, como postei no meu blog com o devido crédito e elogio porque adoro esse blog =)

  9. Eu acho ótimo q tudo aquilo q nós tiramos proveito, seja reaproveitado, sejam eletrônicos, papel, plástico, vidro, óleo de cozinha, etc. É um hábito q devemos ter! E devemos ser conscientes que já estaremos no lucro se preservarmos o planeta, não precisamos necessariamente da moedinha q sairá da máquina!! E para isso é simples, as lojas VIVO, por exemplo, possuem postos de coleta de celulares de todas as marcas e operadoras. Não precisamos esperar a tecnologia chegar ao Brasil para começar a fazer nossa parte!!

  10. Muito interessante mesmo essa máquina!
    Mas tenho meus medos quanto à possível chegada dela ao Brasil! Aqui carregam e/ou arrombam caixas eletrônicos para pegar dinheiro, imagina essa cheia de celulares? Pode ser um prato cheio para os mal intencionados!
    Mas para os que têm consciência, valeria muito ter uma dessas, quer dizer, várias!

  11. De boa, esse é o tipo de coisa que não iria funcionar no Brasil. Ja iriam inventar um modo de enganar a máquina. Só se fosse conferido depois o que a pessoal realmente depositou, ai sim.

  12. Muito Legal mesmo. Nem tudo está perdido ainda. Acho que não teriam nem que pagar, só de nos livrar de coisas obsoletas e melhorar o meio ambiente já é um excelente pagamento. Realmente é torcer para que no Brasil não roubem.

    Bom Demais!

  13. Concordo como amigo anonimo qundo diz:
    "Acho uma ótima idéia essa. Aliás, acho q deveria ser obrigatório todas as empresas de eletronicos pegarem de volta os aparelhos antigos na compra de um novo, e dar um desconto para o cliente, afinal, a maior parte das peças podem ser reutilizadas ou recicladas na fabricação de novos aparelhos…Faria um bem ao planeta, diminuiria o lixo q contamina nosso solo e ainda traria um beneficio financeiro ao consumidor…Isso sim deveria ser lei!"

    Façamos uma campanha solicitando ao legislativo que as empresas sejam responsáveis por essa coleta e que o consumidor tenha direito ao desconto. Vou ver como posso fazer isso e aviso vocês,afinal, Blog Action Day, significa dias de ação (2009).
    Parabéns, André Monte jorge!
    Legaus!!!!!!!!!!!!!

  14. Maravilhosa a ideia da máquina! Tomarei a liberdade de colocar um link no meu blog para este seu post ok? Me preocupa ver como as pessoas tratam celulares como algo descartável, "da moda", e assim geram um lixo eletrônico absurdo e desnecessário. Já era tempo de inventarem uma maquininha destas.
    Parabéns pelo blog, ele é ótimo!

  15. André, é a primeira vez que eu comento, mas entro todos os dias aqui, principalmente por eu ser um publicitário que adora a criação e a criatividade das coisas.
    Dê uma olhada nesse site de adesivos para decoração:
    http://www.hu2.com/index.php
    Muito bom, ou bem legaus……

    Abração e parabéns pelo blog, show de bola.

    Felipe Montanheiro.

  16. Muito legal essa idéia,poderia existir postos de coleta deste tipo de material em todo luga.É uma pena que nem todo mundo tem essa consciência em relação ao meio ambiente…

  17. tah, super legal, soh tem um problema…uma maquina que paga por aparelhos eletronicos seria um caixa 24h pros assaltantes, o cara rouba teu celular e jah troca por dinheiro logo em seguida. talvez um posto de coleta que simplesmente recolhesse os aparelhos antigos sem pagar em dinheiro fosse melhor.

  18. é como o gustavo disse, isso mais que nunca será um verdadeiro chamaris para assaltantes, se os caras já levam os caixas eletrônicos de dentro dos bancos quanto mais máquinas como essas, que sabese lá onde irão ficar.

  19. Eu achei a ideia otima,espero que quando chegar ao Brazil as pessoas tenham conciência da importância dela e possa participar,para tornamos um mundo melhor para futura gerações.

  20. A idéia de postos de coleta é excelente. Quantos de nós quer ter uma atitude responsável e não exatamente como agir, faz-se tudo correto em casa e na hora do descarte.. nada.
    Somente acho, que a idéia do dinheiro desvirtua um pouco o objetivo de participação consciente, talvez um cupom desconto em produtos ecologicamente corretos, mesmo em testes, seria uma forma de estimular este tipo de consumo.

  21. a princípio a ideia do ECOATM é bem interessante, e em tese estará fazendo "bem" ao nosso planeta, mas não gosto e nem costumo pensar negativo, infelizmente oque pode acontecer é um aumento significativo de furtos de aparelhos celulares nas regiões servidas pelas máquinas,uma solução funcional para um "controle" em minha opinião é depositar os celulares e os carregadores dos mesmos, mesmo diminuindo o depósito de aparelhos daria ao menos uma segurada em futuros assaltos, ou como o Sistema Conscientista disse acima, em vez de pagar em espécie pagar em vale-produtos ecologicamente corretos ou até mesmo descontos dos mesmos, mais é isso aí estão de parabéns por mais essa iniciativa a favor do meio ambiente.

  22. A idéia é interessante já que vivemos uma febre de consumo de produtos. Porém, como podemos chamar um celular de obsoleto se ele ainda cumpre as funções para as quais foi idealizado: fazer e receber ligações? O que deveria mudar é a cultura consumista mundial, com suas implicações sociais e ambientais.

  23. Muito legaus! Mas o melhor é repensarmos nossas compras. Já se compra pensando em descartar ou reciclar. precisamos agora aprimorar o R – além de reciclar reduzir o consumo. É melhor comprar o durável, o desenvolvido com o material certo a que se destina, o que tem todas as funções que necessito, do quê comprar o made in China ordinário e que você já sabe que não vai ter conserto e o destino vai ser o lixo.

  24. USo o celular até não ter mais jeito mesmo, nem conserto. Cuido para que não estrague, no meu caso que tenho amplo acesso a Internet, nem uso WAP no celular. Uso para Agenda, ligações, despertador, SMS e máquina para fotinhas que não exigem qualidade. Descartar só quando não tiver mais jeito de usar. Tive ao todo 04 celulares na vida desde o séc. passado. Acho que sou uma usuária razoável. Meu último celular doei, o penultimo após passar por boa manutenção vendi a preço de banana para um colega que precisa de um TDMA para usar no meio rural e no dia-a-dia. Uns 4 anos após a venda meu colega diz que o celular funciona bem só teve que comprar nova bateria… Concordo com menina que falou sobre ainda atende suas funções, para quê descartar? E ainda pode ser útil para uma pessoas que precisa de um e tem pouca renda para comprar. TEm muita gente que poderia bancar um pré-pago mas não comprou um celular ainda. Isto é Brasil, o das desigualdades. Doe o que está na sua gaveta para quem precisa e saberá usá-lo bem.

  25. "Acho que na hora que paga-se para alguém reciclar um aparelho antigo, na verdade estamos estimulando o consumo, ou seja, produzindo mais lixo."

    1º Que não se está pagando para que você recicle o lixo, e sim, para que jogue esse lixo no seu devido lugar, que são postos de reciclagem e revendas de usados.

    2º As pessoas recebendo ou não para devolverem os aparelhos não mudará o consumo mundial.

    Idéia melhor que essa não teve. Parabéns ao idealizador.

  26. Infelizmente aqui no Brasil isso não funciona. Certeza que algum "cidadão" de má índole irá arrombar a máquina para se apoderar dos vales e dos celulares usados…
    Êta povinho!

  27. ótima ideia !!! inclusive eu tenho 3 celulares velhos em casa…. e qria jogar, só não sei aonde !! qria esta maquina aqui, pq além de ter onde jogar, iria ganhar um dinheirinho !!!! Otimo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *