“Uma fotografia que me inspira”

Para quem não sabe, hoje é o Dia Mundial da Fotografia. E nada melhor que um post bem legal que ainda pode valer uma foto para você. Explico. O pessoal do Foto na Parede, galeria virtual de fotógrafos e ilustradores brasileiros, lançou uma idéia muito bacana para vários blogs, na maioria especializados em fotografia, e entre eles o Bem Legaus (o que foi uma honra). Eles pensaram em algo para mexer com as pessoas neste dia 19 e surgiu então a história do “Uma fotografia que me inspira”. O mecanismo é bem simples. Eu postei uma foto lá embaixo baseada no tema sugerido e eu quero saber “O que mais chamou a sua atenção nela?!”. Pronto, basta escrever sua resposta nos comentários e você passa a concorrer a fotografia “O céu é o limite” de Fábio Codevilla no tamanho 20×30 cm. Valem os comentários feitos de hoje, dia 19, até a meia-noite do dia 21 de agosto. O resultado eu divulgo aqui no dia 25 de agosto com as informações necessárias para o ganhador receber sua fotografia.

Pois bem, adorei a brincadeira sugerida, mas descobri que escolher “uma” fotografia que me inspira seria uma tarefa árdua. Gosto de tanta coisa, de tantos fotógrafos, temas. Então uma coisa eu decidi: para evitar “puxa-saquismo”, não iria considerar as de família, minha eterna inspiração. Parti então para o esporte e lembrei de algumas imagens muito legais que eu tinha visto algum tempo atrás. Foi entre elas que selecionei a foto acima, que pra mim é pura inspiração. Mistura a inocência da infância, alegria e a paixão pelo futebol. Ao quicar de uma bola, seja ela cheia ou murcha, grande ou pequena, redonda ou quadrada, de futebol ou não, tudo pára. Ela traz a disputa, as risadas, a competição, a correria, a amizade. Campo pra quê?! Basta um cantinho de chão e tá resolvido. Como estes meninos mostram bem. Uniforme? Chuteira? Que nada! O que interessa é jogar! E esta foto mostra o “mundo” do futebol, pois ela poderia ter sido feita na periferia de qualquer lugar do mundo. Olhar uma foto desta ainda me faz crer que o ser ainda é humano. “Fotograficamente legaus”!

*A fotografia foi feita em 16/06/2009 nas proximidades do estádio de Seisa Ramabodu, em Bloemfontein, África do Sul, local da próxima Copa do Mundo. Créditos: Jeff J Mitchell/Getty Images.

0 thoughts on ““Uma fotografia que me inspira”

  1. A alegria e cumplicidade entre os meninos naquele momento é lindo de ver! Quem dera se os relacionamentos entre as pessoas fossem como em uma partida amistosa como esta. O mundo precisa de mais sorrisos sinceros assim! =)

  2. O que me chamou a atenção para a foto é a sua mensagem: é simples viver feliz… no caso, basta amigos, um pedaço de borracha… imaginação e criatividade é tudo…

    bjos e parabéns pelo site.

  3. O q sempre acho interessante em fotos artísticas é tentar descobrir o que o fotógrafo "viu", sentiu e/ou quer transmitir através de suas lentes, nesse caso pensei logo em COMO É BOM SER CRIANÇA E TER UM SENTIMENTO DE ALEGRIA DESCOMPROMISSADO COM A REALIDADE.

  4. Eu também jogava bola na rua.
    Deu saudade…

    É incrivel como o registro de um simples instante da vida de outras pessoas tem a capacidade de nos trazer tantas lembranças das nossas próprias vidas.

  5. Me chamou muito a atenção o sorriso sincero desses meninos… principalmente o sorriso bem malandro do que está com a posse da bola driblando o outro, olhei a ginga dele, parece que isso é a especialidade dele e que ele se sente orgulhoso de demonstrar isso!
    Quem é especialista não depende só dos materiais, mas apenas de si mesmo!

  6. O que mais me chama atenção na foto, é que a felicidade está na simplicidade. E nós seres complicados, complicamos para ainda assim tentar ser feliz…e com um único objeto ou movimento, sentimento, afeto(no caso representado pela bola)tira milhares de sorrisos e às vezes lágrimas de sinceridade e felicidade!

  7. O que mais chama a minha atenção nesta imagem é a capacidade que um objeto, independente do que seja, nas mãos (ou pés) de crianças se tornam algo praticamente sagrado, capaz de parar o tempo e firmar um sorriso no rosto de cada uma delas.

  8. Como sou fã de fotografia tinha que deixar minha impressão tbém!

    O que me chamou a atenção nessa foto foi o movimento. Os passos das crianças parecem sorrir tanto quanto elas. É a verdadeira expressão do amor pelo esporte, pela liberdade, pelos amigos, enfim pela vida!

  9. O que mais me chamou atenção na foto foram as cores, a luz e o movimento. O ambiente árido seria um cenário adequado para um momento triste. A bola, contudo, tão cheia de cor, muda essa realidade, traz vida à foto. O rosto dos 3 meninos (que são do mesmo time? estão rindo com o drible!)parecem iluminados pela bola e o que fazem com ela, enquanto o outro, enganado pelo grande lance, traz o rosto mais escurecido, mais sério.

  10. O que mais me chamou atenção foi a luz, que me parece final de tarde,uma hora inspiradora e com uma sena dessas só podia resultar numa foto linda como essa. eles estão curtindo o momento, sem preocupações, totalmente imersos no prazer do jogo, o sorriso, a simplicidade,nos trasmite tranquilidade…

  11. Nossa André, muito linda essa foto mesmo. Para o quarteto de guris na foto eu destaco um trio de impressões: alegria [êta sorriso sincero e prazeroso da galera], destreza [a "agilidade" e habilidade do guri com a bola me deixa a entender a possibilidade de um futuro promissor] e interação [só as crianças, principalmente as carentes, sabem partilhar, num repente, quando o assunto é brincadeira]. Foto brincadeiristicamente legaus essa selecionada.

    Bjocas

  12. o q me encantou foi a realidade dessa foto!!! Olhando pra ela parece q a qquer momento essa bola vai espirrar, esse meninos vão gritar gol, se abraçar, comemorar um momento mágico!! Quanta inocência… q coisa mais linda!!!

  13. O que chama atenção é a ausência do "virtual". A infância de hoje é marcada pela Internet, pelos video-games e pelas conversas virtuais. A foto dos meninos jogando bola registra uma infância REAL.

  14. "na Terra, as disputas não são mais brincadeiras de criança" – é o que me veio a mente ao observar as fotos… Parabéns pelas fotos, parabéns aos fotografos e parabém para mim (hoje é o meu aniversário).

  15. O que mais chamou a minha atenção na fotografia?

    A alegria, o viver, o aproveitar as coisas boas da vida!!! Curtir a infância e ter essas deliciosas lembranças pelo resto da vida!

  16. A felicidade certamente é uma utopia. Mas os momentos alegres são palpáveis. Alguns acreditam que é preciso muito esforço e muitos meios para alcançá-los, quando na verdade um simples momento basta, como o vivenciado por essas crianças da fotografia.

  17. Nesse momento de energia absoluta não importa quem eu sou, onde moro ou onde me instalo, dia após dia. Neste momento eu só quero me concentrar na alegria de ser mais uma criança, deixando as mazelas da selva de pedra pra lá e me concentrando no lúdico, no que me pertence, no mundo que eu quero. Ser feliz, ser puro, ser sincero e me entregar em um sorriso descompromissado. É isso que vejo!.

  18. Uma foto (como um perfume ou um sabor), assim que atinge o orgão responsável por esse sentido, tem o poder de me fazer pensar instantaneamente em alguma coisa. É isso que acho tão maravilhoso sobre a fotografia. Ela sempre diz muito mais do que pretende, se é que pretende algo 🙂 E essa foto me fez pensar na diferença entre homens e mulheres. Inclusive, invejei um pouquinho esses meninos. Não sei explicar, pois não sou homem, mas o que o futebol faz com a maioria dos homens, desde meninos, é algo que eu gostaria de entender e de poder sentir! E uma das coisas mais legais que o futebol me passa é a noção de cumplicidade… entre colegas do mesmo time, entre pais e filhos, entre torcedores de times diferentes quando diante de um rival comum, e assim por diante. CUMPLICIDADE: ingrediente fundamental em qualquer relacionamento.
    Parabéns pela foto!

  19. Ao ver a imagem não pude deixar de comparar com o dia-a-dia corrido e cheio de atropelos das grandes cidades.
    As disputas cotidianas deveriam ser assim, como na foto: ao invés de individualismo, a força do grupo. Não existe tapete para ser puxado, apenas um chão que independe de sua cobertura para literalmente deixar a bola rolar.
    O sorriso sempre presente… o gingado ajudando a contornar os obstáculos…
    O céu sempre azul, mas se cair chuva, não impedirá que a diversão acabe, nem que seja interrompida a divisão da bola. Todos unidos pela vitória.
    Viver deve ser muito mais simples do que nossas mirabolantes fórmulas para ser feliz.
    Bjs
    Roselí
    roselilemes@ig.com.br

  20. chamar a atenção, em uma fotografia, é tão abrangente que fica difícil até…
    dentre tantas coisas que me chamam a atenção e me inspiram nesta foto, uma delas é ver o momento registrado, eternizar a alegria e a espontaneidade dessas crianças vivendo o seu papel, de CRIANÇAS, ainda que a realidade de muitas delas não seja essa. A cor e a composição contribuem pra essa "imagem" de que está leve, divertido e que a brincadeira não tem tempo de parar…

  21. mim faz lembrar se um tempo muito distante, em que podiamos abrir a janela e ver crianças brincando sem medo na rua, no parque no campimho.hoje, a realidade é outra, a violencia é tanta que só vemos essa imagem em cliques de fotografias ou nossas lembranças.

  22. O "universo" para eles é a bola,que poderia ser de papel,de meia… A disputa amistosa pelo sorriso, como se fossem de um mesmo time,sem adversários e adversidades, com barriga cheia,educação e saúde, um mundo onde o único uniforme que precisam é a alma.

  23. O que me chamou a atenção nessa foto é o TEMPO. Tempo de brincar, de gargalhar, de ser criança. Esse é o tempo de alegria no mundo, fugaz, mas profundo. Tempo de "não há hora, nem compromisso". Tempo de ser feliz.

  24. O que mais me chama atenção é a alegria e descontração verdadeira dos meninos, naquele momento, alheios e qualquer dificuldade. Celebremos as coisas simples…

  25. Assim como a maioria, também achei que a felicidade e simplicidades dos garotos jogando são a beleza da fotografia. Sendo assim, fugindo do que já foi falado o que me marcou foram as roupas do garoto que está sendo driblado, ele está de sapato social, meia social esticada e camisa de botão, e ainda assim esta jogando bola.

  26. O que mais me encanta é o fato de que mesmo em condições totalmente adversas para muitas dessas crianças, elas com um lindo sorriso sentem-se como seus ídolos do futebol,mesmo que por instantes. Pela beleza posso dizer que é fotograficamente legaus =D.

  27. O que mais me chamou a atenção foi o modo pelo qual a criança avança contra o céu. A fotografia enquadra em si uns 2/3 de céu. A criança, no fio do horinzonte, avança contra o céu com mais força em sua inocência do que o céu tem em magnitude.

  28. não tah mais valendo, mas a foto me remeteu a minha infancia.. qdo podíamos brincar na rua e o pior que podeia acontecer era nossa mãe dar conta que já era tarde e chamar todo mundo pra dentro de casa.. tempo bom.. bjo bem legaus!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *